Crash Bandicoot é um jogo de plataforma desenvolvido pela empresa norte-americana de jogos eletrônicos, Naughty Dog. O jogo foi lançado em 1996 para a plataforma de jogos PlayStation, e desde então, tem sido um dos jogos de plataforma mais populares de todos os tempos.

O jogo conta a história do simpático e maluco Crash Bandicoot, um marsupial que foi manipulado geneticamente pelo maligno doutor Neo Cortex, e acaba sendo lançado em uma aventura para tentar salvar a sua namorada e impedir que o doutor malvado concretize seus planos maléficos.

Durante a aventura, Crash precisa coletar frutas, moedas e outros itens para poder avançar no jogo, além de enfrentar inimigos e obstáculos no caminho. O jogo é famoso por sua jogabilidade simples e desafiadora, que cativou jogadores de todas as idades.

Ao longo dos anos, vários jogos da série Crash Bandicoot foram lançados, como sequências do jogo original, bem como jogos spin-offs. Alguns desses jogos incluem Crash Team Racing, Crash Bash, Crash of The Titans e muitos outros.

O sucesso de Crash Bandicoot fez com que ele se tornasse um ícone na cultura pop dos jogos eletrônicos. Hoje em dia, o jogo é considerado um clássico dos jogos de plataforma, e muitos jogadores ainda revivem as aventuras de Crash em versões remasterizadas do jogo.

Além disso, Crash Bandicoot também foi adaptado para outras mídias, como desenhos animados e quadrinhos, e o personagem tem uma ampla variedade de mercadorias, como brinquedos e roupas.

Em suma, Crash Bandicoot é um jogo de plataforma divertido e desafiador, que conquistou o coração de muitos jogadores ao redor do mundo. Com sua jogabilidade simples e cativante, e história maluca e engraçada, Crash Bandicoot é um jogo que continua a ser apreciado pelos jogadores, mesmo após mais de duas décadas desde o lançamento original.